Dez sugestões para a sua listinha de Natal!

Dez sugestões para a sua listinha de Natal!

Mesmo que algumas promessas não tenham se concretizado, como a chegada de títulos como BioShock 2, God of War III e Mass Effect 2 (todos previstos para o primeiro trimestre do ano que vem), 2009 não decepcionou em termos de grandes lançamentos.

E para quem está preparando a sua listinha de final de ano, mas ainda está indeciso sobre o que deve ser incluído, essa relação, que não tem a pretensão de eleger os melhores do ano, traz algumas sugestões de diversos gêneros. Não deixe de conferi-los!


Categoria Punhos de Aço!

Batman Arkham Asylum

Windows, Xbox 360, PS3

Há tempos sem receber um game à altura da sua importância, a Rocksteady Studios preparou um merecido tributo aos fãs do Cavaleiro das Trevas que gostariam de comemorar em grande estilo os 50 anos da sua estreia nos quadrinhos. Sem estar “amarrado” a uma produção cinematográfica, conferindo uma imprevisibilidade à história, dessa vez o Batman terá que demonstrar que está em plena forma para conseguir escapar da insana prisão que dá nome ao título. Dominada por um elenco estrelar de vilões, usar apenas os punhos não bastará para frustrar os planos de Coringa: também será preciso se deslocar de forma furtiva para surpreender inimigos, fazer um uso consciente dos aparatos que compõem o seu cinto de utilidades e até empregar a sua notável habilidade como detetive para seguir pistas e desvendar traiçoeiras charadas.


Street Fighter IV

Windows, Xbox 360 e PS3

Inspirado na versão para os arcades lançada em 2008, mas incorporando elementos relevantes para prolongar a experiência na edição doméstica, Street Fighter IV foi projetado para agradar em cheio aos seguidores da clássica série de luta ambientada em cenários exóticos. Com belos gráficos 3D, mas conservando a jogabilidade em 2D, o título tem a rara capacidade de satisfazer desde os mais afoitos, que têm chances de vencer mesmo pressionando os botões sem maiores critérios, até os mais experientes, que se dedicam a estudar estratégias para surpreender os adversários ao usar os novos Focus Attacks (que usam a força de um ataque em um poderoso contra-ataque) e os Ultra Combos. Fechando o pacote, há ainda atrativos extras, como uma variedade maior de lutadores, os emocionantes duelos em rede e o divertido modo para quem deseja se aperfeiçoar ao reproduzir sequências cada vez mais longas de golpes, entre outros atrativos.


Categoria Chumbo Grosso!

Call of Duty: Modern Warfare 2

Windows, Xbox 360 e PS3

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, a série CoD mais uma vez demonstra competência ao manter o seu posto como um dos melhores representantes do gênero tiro-em-primeira-pessoa da atualidade. Com uma ação de tirar o fôlego, dessa vez o jogador é convidado a integrar o grupo antiterrorista Task Force 141, dedicado a neutralizar as investidas de uma organização russa ultranacionalista. Assumindo o papel de diversos personagens, cada um apresentando uma perspectiva diferente do conflito, será preciso enfrentar batalhas frenéticas em locais variados como Afeganistão, Washington e até na cidade do Rio de Janeiro. E mesmo que a campanha principal seja relativamente curta, e cometa alguns excessos, o eficiente suporte às partidas em rede é capaz de estender a vida útil do game por um longo período, promovendo embates entre jogadores que podem desenvolver até 15 habilidades diferentes e destravar uma infinidade de pontos de experiência.


Red Faction: Guerrilla

Windows, Xbox 360 e PS3

Quem preferir enfrentar conflitos menos próximos da realidade, abordando temas com altas doses de ficção científica, Red Faction: Guerrilla pode ser uma opção mais adequada. Terceira edição da série que sempre teve como chamariz a capacidade de destruir os cenários com expressiva liberdade, o título, produzido pela Volition, surpreendeu ao adotar a perspectiva em terceira pessoa e por implementar um sistema de cobertura capaz de facilitar táticas avançadas de guerrilha. Com o objetivo de libertar as seis áreas de Marte que estão sob o domínio da Earth Defence Force, o jogador terá que enfrentar um rigoroso teste de bravura e perseverança ao assumir as funções de um exército-de-um-homem-só. Destaques para o mecanismo de simulação física, responsável pela recompensadora destruição do ambiente, e o elevado grau de dificuldade nas missões mais avançadas, que pode tirar do sério até o mais experiente dos guerrilheiros virtuais.


Categoria Bola na Rede!

FIFA Soccer 2010

Windows, Xbox 360, PS2, PS3, Wii, DS, PSP

A saudável disputa entre as franquias FIFA e Pro Evolution Soccer sempre renderam boas discussões entre os apreciadores do esporte bretão. Para este ano, no entanto, tudo indica que a série produzida pela EA conquistou uma ligeira vantagem em relação ao concorrente. Tendo como principais novidades o novo sistema de dribles em 360 graus (que permite um domínio mais eficiente da bola e favorece a criação de fintas desconcertantes), os aperfeiçoamentos no modo Dirigente (que traz uma abordagem bem mais realística de aspectos como a negociação de jogadores), a inteligência artificial aprimorada (que ajusta as partidas dinamicamente para que sejam sempre desafiadoras), e a possibilidade de personalizar um atleta e usá-lo nas mais diversas modalidades proporcionadas pelo título, contribuem para torná-lo em uma experiência bem mais completa do universo do futebol. Mas os fiéis seguidores do título da Konami não precisam ficar frustrados: PES 2010 não deixa de ser uma boa escolha.


Categoria Pé na Tábua!

Need For Speed: Shift

Windows, Xbox 360, PS3, PSP, iPhone

Com a missão de voltar à primeira divisão dos jogos de corrida, a série NfS não poupou esforços para reacender o interesse dos apaixonados pela velocidade. Se afastando da tradicional abordagem arcade, agora é preciso ajustar com competência aspectos como o balanceamento e os freios, estudar as particularidades dos circuitos para evitar surpresas e ajustar as mais diversas variáveis para conseguir se consagrar como um verdadeiro campeão das pistas. Outros destaques são a sua reformulada modalidade de carreira que pode se desenvolver de várias maneiras, o retorno da visão do cockpit (que permite observar em detalhes os interiores dos veículos), os efeitos visuais que afetam a visão após as colisões e a reprodução realística do ronco dos motores, todos contribuindo para tornar a experiência a mais autêntica possível.


Categoria Som na Caixa!

The Beatles: Rock Band

Xbox 360, PS3, Wii

Reunindo 45 canções do seu fantástico acervo, e inaugurando o suporte a harmonias vocais em que até três jogadores podem cantar simultaneamente, a caprichada edição dedicada à carreira dos Beatles da popular franquia produzida pela Harmonix é um presente imperdível para todos que apreciam boa música. Com uma direção de arte de primeira, trazendo desde animações inspiradas nos temas das canções, até a reprodução de momentos históricos da banda, como as apresentações no The Cavern Pub e o último concerto realizado no terraço da Apple Records, o título ainda satisfaz o desejo de todo beatlemaníaco que gostaria de participar ativamente da evolução da banda no modo carreira. Outra boa sacada é que todas as músicas estão destravadas no modo Free Play, servindo como uma ótima introdução para as novas gerações. O sonho não acabou!


Brütal Legend

Xbox 360, PS3

Idealizado por ninguém menos que Tim Schafer, responsável por roteiros de clássicos inesquecíveis como Full Throttle e Grim Fandango, Brütal Legend é a desculpa que faltava para quem sempre desejou participar de uma ópera rock. Com um enredo inspirado, em que o jogador deve tentar salvar o mundo da música da mediocridade, após um acidente ter transportado o nosso herói para um universo paralelo habitado por criaturas exóticas, será preciso auxiliá-lo demonstrando versatilidade no uso do machado, ativar os poderes sobrenaturais da sua guitarra em minigames rítmicos, planejar estratégias eficazes para reunir os fãs de uma banda para combater as ondas de inimigos e muito, mas muito mais. Aqui, o tédio não tem vez, ainda mais com a sua competente trilha sonora, que conta com gravações originais de diversos ícones do som pesado. Essa é a aposta mais segura para quem estiver procurando por um título que seja realmente diferente.


Categoria Sem Contra-indicações!

New Super Mario Bros. Wii

Nintendo Wii

Resgatando a irresistível jogabilidade da série que está prestes a completar 25 anos, o novo título da Nintendo demonstra que o carismático encanador bigodudo não perdeu o seu apelo com o passar dos anos. Apesar da história manter a batida fórmula de resgatar a Princesa Peach das garras do terrível Bowser, o jogo traz algumas novidades interessantes, como a possibilidade de participar da jornada com o auxílio de até três amigos ao mesmo tempo e usar os controles do Wii para fazer manobras no ar como piruetas e outras estripulias. O recurso Super Guide também se destaca: se o jogador encalhar em uma fase, cometendo oito erros seguidos, é possível assistir ao Luigi realizar todos os passos básicos para superar os obstáculos. Ótimo para as crianças, e para os adultos que gostariam de entrar na brincadeira.


Categoria Irresistíveis Barganhas!

Os serviços especializados em oferecer games mais simples a preços acessíveis foi outro grande trunfo de 2009. A Microsoft, por exemplo, ampliou o seu serviço de distribuição de conteúdo com o Xbox Live Indie Games, incentivando a comunidade independente a produzir jogos para a plataforma que são vendidos a preços camaradas. A Sony não ficou para trás, e para o seu console portátil PSP, estreou a categoria Minis, que inclui desde clássicos como Tetris e Sudoku, até conversões de games desenvolvidos para os dispositivos móveis de última geração. Por último, há o Zeebo, console da Tectoy vendido a R$299,00 e que possui um acervo razoável de jogos projetados para competir com o** PlayStation 2** no segmento infantil. Com títulos custando a partir de R$9,90, eles podem ser adquiridos sem sair de casa, usando a conexão 3G oferecida pelo aparelho.