Especial de Natal: Doze sugestões de games para pedir ao bom velhinho

Especial de Natal: Doze sugestões de games para pedir ao bom velhinho

Sem dúvida alguma, 2008 foi um ano repleto de bons lançamentos em matéria de games. Com uma oferta farta de títulos que cobrem praticamente todas as atuais plataformas, é possível encontrar excelentes opções de entretenimento para agradar a todos os gostos e tornar o período de festividades ainda mais divertido.

Alguns desses títulos estão relacionado abaixo, e embora essa lista não tenha a pretensão de eleger os melhores do ano, ela traz algumas sugestões que se destacaram nos últimos meses. Não deixe de conferí-las.


Categoria Futebol-Arte

FIFA Soccer 09

PC, Xbox 360, PS3, PS2, PSP, Wii, DS

Inaugurando um novo esquema de controle, que emprega tanto o teclado quanto o mouse para definir as jogadas na versão para PCs, FIFA 09 se destacou por tornar bem mais amigáveis as partidas entre os jogadores pouco habituados com as exigentes partidas virtuais de futebol. Apresentando mais de 250 aperfeiçoamentos em comparação com a versão anterior, as mudanças mais expressivas incluem o novo sistema de colisão, que leva em conta as características físicas do atleta, o melhor controle sobre o posicionamento do goleiro e a possibilidade de personalizar as populares comemorações quando o jogador fizer um gol. Tudo isso sem contar com a nova modalidade Be a Pro: Seasons, modo de carreira que acompanha todas as etapas de evolução do jogador ao longo de quatro temporadas.


Pro Evolution Soccer 2009

PC, Xbox 360, PS3, PS2, PSP, Wii

Com um sistema gráfico atualizado, um sistema de táticas que se adapta dinamicamente de acordo com a situação, um interessante mecanismo que leva em consideração a habilidade demonstrada pelo jogador e uma jogabilidade aperfeiçoada mas que mantém a tradicional liberdade para controlar os jogadores, PES 2009 não decepcionará os antigos seguidores da franquia. A incorporação da nova modalidade Become a Legend, assim como um sistema de inteligência artificial que rege com maior realismo o comportamento dos jogadores controlados pela CPU, também agradarão aos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a franquia e que não dispensam uma recriação virtual do esporte mais popular do planeta.


Categoria Aquecendo os Motores

Pure

PC, Xbox 360, PS3

Trazendo um oportuno sopro de inovação para os jogos de corrida, Pure foi uma grata surpresa para os que gostam de testar a sua destreza em conduzir veículos nos mais diversos tipos de terrenos. Mesclando teste de habilidade, que exige o pressionamento de comandos específicos para desempenhar as mais absurdas manobras, com reflexos rápidos, necessários para conseguir se desviar dos obstáculos que estão estrategicamente espalhados nos mais de 30 circuitos localizados por sete cidades, o título é garantia absoluta de diversão para os que gostam de pisar fundo no acelerador e que há tempos estavam em busca de um jogo menos convencional.


Need for Speed: Undercover

PC, Xbox 360, PS3, PS2, PSP, Wii, DS, iPhone

Testando os limites de velocidade desde 1994, a aclamada série produzida pela Electronic Arts volta com força total com o lançamento de Need for Speed: Undercover. Trazendo para a franquia um nova cidade, que representa o mais vasto ambiente aberto de toda a série ao compreender 130 quilômetros, o título também se destaca pela campanha individual, que convida o jogador a assumir a identidade de um policial que deverá se infiltrar em uma perigosa gangue de criminosos especializados no roubo de veículos. Para conquistar o prestígio necessário para fazer parte do círculo dos chefões, no entanto, será preciso demonstrar muita perícia na condução dos mais variados –e valiosos–carros. Paisagens belíssimas e as diversas modalidades de atuação, marcas registradas da franquia, também estão presentes, tornando-o uma excelente opção para os que apreciam o ronco dos motores de cobiçados carros esportivos.


Categoria Ação de Primeira

Far Cry 2

PC, Xbox 360, PS3

Deixando de lado a ficção científica do título anterior, e proporcionando uma liberdade de ação sem precedentes, Far Cry 2 é o tipo de jogo ideal para quem deseja ter um controle total no destino do protagonista. Ambientado em uma região fictícia da África após o estouro de uma guerra civil, o jogador terá que encontrar e combater o fornecedor de armas que abastece as duas facções que brigam pelo poder. Sem impor limites quanto às táticas empregadas para alcançar os objetivos, ou a escolha dos aliados, não há um final predeterminado. O desfecho depende unicamente das ações desempenhadas ao longo da campanha. Destaque para o mecanismo gráfico Dunia, que confere ao título cenários deslumbrantes que podem ser destruídos com elevado grau de realismo.


Gears of War 2

Xbox 360

Continuação de um dos mais bem-sucedidos jogos de tiro para o Xbox 360, Gears of War 2 mantém a fórmula que o consagrou sem tornar-se repetitivo. Com uma história ambientada seis meses após o término do predecessor, e trazendo uma ameaça ainda mais exigente devido às novas tecnologias destrutivas que foram desenvolvidas pelos membros da Locust durante o período de reclusão, o jogo, que incorpora elementos táticos à jogabilidade, tem como vantagem uma vasta sobrevida após concluir a missão principal devido às sempre emocionantes partidas em rede. E que, nesse quesito, é praticamente imbatível.


Categoria Universos Paralelos

Grand Theft Auto IV

PC, Xbox 360, PS3

Polêmico até a alma devido à natureza das suas missões, o lançamento de GTA IV representou um marco para o gênero. Primeiro título da série a estrear nos vídeo-games de última geração, e que cuja versão finalmente chegou para os PCs nesse final de ano, o título, produzido pela Rockstar Games, proporciona uma experiência intensa ao transportar o jogador para o núcleo de uma organização criminosa de uma Liberty City mais sofisticada e abrangente. Com uma trama repleta de reviravoltas, que envolve vingança, traições e outros elementos dramáticos, o jogo requer que as mais controversas tarefas sejam realizadas, mantendo o mesmo grau de liberdade que consagrou os títulos anteriores. E embora ele possa não ser o mais recomendado para todos os espectadores, quem curte o gênero dificilmente irá se decepcionar.


Fable II

Xbox 360

Com gráficos belíssimos e tarefas paralelas que podem consumir mais de cem horas para serem concluídas, Fable II é uma continuação à altura da saga ambientada no fantástico universo de Albion. Conduzindo um herói ou uma heroína, e estando sempre acompanhando de seu fiel cão, o jogador deve percorrer pelas vastas locações da região com o intento de reunir os outros três heróis para combater uma ameaça que pode tomar proporções homéricas. Dilemas morais e variadas formas de atuação, que moldam as características do personagem e refletem não apenas na sua aparência mas na forma com que os demais o vêem, contribuem ainda mais para tornar o título em uma opção irresistível e com alto valor de replay.


Mass Effect

PC, Xbox 360

Um dos lançamentos mais celebrados para o Xbox 360 em 2007, Mass Effect chegou esse ano para os PCs com grande estardalhaço. Apesar da polêmica envolvendo o sistema de proteção contra cópia, o título da BioWare trouxe melhorias consideráveis em relação aos gráficos e a correção das falhas presentes na edição original. Com uma história de ficção científica ambientada em um futuro próximo, centrada na busca por uma força até então desconhecida pela humanidade, e que trata de assuntos como o conflito entre humanos e máquinas, a intolerância e a colonização do espaço, a nova versão também incorpora gratuitamente pacotes de missões extras e outras atraentes vantagens. Imperdível!


Categoria Plataformas

Mirror’s Edge

Xbox 360, PS3, PC (em janeiro)

Assumindo o papel da protagonista Faith, especialista em Parkour (atividade que envolve se mover de um ponto a outro da forma mais rápida e eficiente possível), e tendo que transportar mensagens que não podem ser interceptadas, Mirror’s Edge é um dos jogos de plataforma mais inovadores do ano. Exigindo o domínio de diferentes habilidades para conseguir se deslocar pelos cenários sem sofrer danos, o jogo se destaca pela ação constante e pelas arriscadas acrobacias que devem ser desempenhadas –e que não se resumem a pular pelos topos dos edifícios, desafiar a gravidade correndo pelos muros, se equilibrar em cabos de aço, entre outras tantas manobras perturbadoras. Uma excelente pedida para todos que desejam participar de uma aventura diferente e que não têm vertigens devido à altura.


Braid

Xbox 360

Igualmente se destacando pela inovação, Braid surpreendeu pela engenhosidade dos seus quebra-cabeças e a empolgante capacidade de manipular a linha do tempo para reverter os erros e atravessar os obstáculos com a exploração dos paradoxos relacionados a essa habilidade. Além disso, o jogo também apresenta uma história envolvente inspirada em seis períodos da vida do protagonista, tornando-o rapidamente em um grande clássico.


Categoria De Tudo Um Pouco

Spore

PC, Mac

Um dos mais ousados lançamentos de 2008 por mesclar inúmeros gêneros para compreender todas as etapas da evolução de uma espécie, Spore tem como maior mérito elevar o estilo “simulador de vida” para um novo patamar. Permitindo controlar desde as funções básicas de uma criatura rudimentar, até definir as sofisticadas características de uma sociedade complexa em busca da supremacia do universo, o título da Maxis cumpriu com a promessa de proporcionar uma experiência que fosse rica e envolvente, tornando-o em um passatempo totalmente irresistível.

Excelentes festividades para todos!