Fallout: New Vegas, um velho-oeste futurístico
Ao trazer para a nova geração de consoles a clássica série Fallout, RPG de ação distribuída pela Interplay a partir de 1997, e que ficou conhecida pela então rara liberdade que era concebida ao jogador para decidir os rumos da aventura, a produtora Bethesda Game Studios acertou em cheio. Recebido com merecido clamor por público e crítica em 2008, Fallout 3 foi considerado um dos melhores títulos do gênero dos últimos tempos, proporcionando uma experiência única e devastadora ao mesclar um mundo aberto, repleto de armadilhas, com um enredo que abordava um desolador cenário apocalíptico.
O recém-laçado Fallout: New Vegas, desenvolvido por boa parte da equipe encarregada pelos dois primeiros títulos da série, tenta repetir o feito e, apesar da aventura não ser considerada uma continuação direta de Fallout 3, certamente irá agradar aos seus fãs. Com a vantagem de que, por estar em uma região diferente e apresentar uma jornada totalmente independente, mesmo os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a franquia, poderão usufruir ao máximo da experiência.
Tudo começa no ano de 2281, no meio do deserto de Mojave. O jogador, assumindo o papel de um valente entregador, tem como tarefa transportar uma importante carga até New Vegas. Mas, definitivamente, a sorte não o acompanhou nesse início de jornada. Após ser brutalmente atacado por Benny Gecko, e ter a sua carga roubada, o herói recebe um tiro na cabeça e quase tem o seu destino selado quando é enterrado em uma cova rasa. Nada fácil…
Nem tudo está perdido. Ao ser resgatado por um robô momentos antes de bater as botas, ele é levado para receber os cuidados do Doutor Mitchell. Aproveitando essa segunda chance, enquanto se recupera, o herói inicia os preparativos para um desdobramento aparentemente óbvio: recuperar a carga roubada, entregá-la ao seu destino e descobrir quem o atacou. E que receberá uma vingança à altura.
O desfecho desse seu plano, no entanto, o levará a encarar uma série de desafios ainda mais exigentes, tendo que lidar com o delicado equilíbrio de poder entre as três facções que dominam a região: os poderosos integrantes da New California Republic; a Caesar’s Legion, conhecida por seus métodos brutais inspirados no Império Romano; e a legião liderada por Robert Edwin House.
Nessa fase inicial, até para os que estão habituados com a série, é aconselhável percorrer pelas breves missões que servem como um prático tutorial. Apresentando algumas das mudanças mais importantes que foram feitas na sua mecânica, é possível descobrir os aperfeiçoamentos na maneira de conduzir os combates (que, como era de se esperar, continuam intensos), as formas de controlar os parceiros de jornada e até os novos métodos de regeneração.
Assim como em Fallout 3, a aventura basicamente se divide na exploração dos belos e vastos cenários, no cumprimento de missões e tarefas secundárias para avançar na história (embora a apreciada liberdade de definir os seus próprios rumos permanecer intacta), no aperfeiçoamento das habilidades e dos equipamentos e na interação entre os diversos personagens que são encontrados pelo caminho. Tudo o que se espera de um bom RPG.
Para os veteranos, no entanto, o maior atrativo certamente estará na nova modalidade Hardcore. Levando o nível de dificuldade para as alturas, para conseguir sobreviver, será preciso usar o raciocínio prático para encarar as inúmeras adversidades, gerenciando eficientemente os parcos recursos, diversificando as táticas de combate e até encontrando tempo para se alimentar, repousar e ir ao médico para curar as lesões – fraturas, por exemplo, não mais serão curadas após algumas horas de sono.
Mantendo a tradição de proporcionar uma aventura envolvente ambientada em um universo instigante, apesar das irritantes falhas iniciais que prejudicavam o andamento da aventura (como travamentos e quedas na taxa de quadros por segundo, aspectos que já foram parcialmente sanados), Fallout: New Vegas não deixa de ser uma ótima pedida para os mais exigentes fãs dos RPGs de ação.
Disponível para as plataformas Windows, Xbox 360 e PlayStation 3, confira detalhes adicionais no site oficial.