FIFA 10: celebrando a arte do futebol
Na constante busca de simular todas as emoções proporcionadas por um dos esportes mais populares do mundo, FIFA 09, lançado no ano passado, representou um grande marco para a prestigiada franquia produzida pela Electronic Arts. Refinando a sua mecânica para tornar as partidas ainda mais emocionantes e autênticas, ao mesmo tempo em que introduzia novidades para maximizar a experiência dos aspirantes a craques, o título acertou em cheio ao implementar uma série de benfeitorias notáveis, como um sistema de colisão que levava em consideração o porte físico dos atletas, a capacidade de dominar a bola com maior eficiência, a possibilidade de mudar dinamicamente o esquema tático durante as partidas ao alterar o posicionamento dos companheiros de equipe em campo e outros tantos atrativos para agradar até o mais exigente aficionado pela versão virtual do esporte.
Contudo, há sempre espaço para melhorias, e o recém-lançado FIFA Soccer 10 não deixa barato ao refinar algumas das ideias do predecessor e investir em boas novidades. Muitas delas estando relacionadas à jogabilidade.
Todos que acompanham de perto os games especializados no esporte sabem que a beleza das suas partidas não está restrita aos estádios vistosos, as animações fluídas dos atletas e outros detalhes meramente visuais: os dribles ousados e desconcertantes são igualmente cruciais para promover os espetáculos dedicados à arte do futebol. A boa notícia é que, nessa edição, o grau de liberdade concedido ao jogador que deseja demonstrar todo o seu virtuosismo com a bola recebeu um tratamento especial, aposentando o limitado esquema de oito direções para introduzir dribles que podem ser desempenhados em qualquer ângulo. Uma novidade nem um pouco insignificante, pois além de permitir o uso mais eficiente do campo, contribui para a criação de fintas capazes de surpreender até os marcadores mais experientes.
Opções é que não faltam. A quantidade de dribles, especialmente os dedicados a “enganar” os adversários, foi aumentada consideravelmente, trazendo jogadas sensacionais inspiradas em craques como Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Robinho, Pelé e muitos outros. Para desempenhá-los, especialmente durante a tensão de armar um ataque em meio a uma marcação acirrada, é uma outra história: além de precisar conduzir um atleta capaz de demonstrar essas habilidades, é preciso prática, destreza nos controles e um apurado senso de oportunidade. Nada que não possa ser aperfeiçoado na oportuna arena de treinos.
Mas as partidas de futebol não são compostas apenas de belas jogadas. A definição de um esquema tático eficiente pode fazer toda a diferença para ter um placar favorável, e para evitar que o seu time passe por surpresas desagradáveis, foram incluídas algumas ferramentas interessantes. Antes de entrar em campo contra uma equipe controlada pela CPU, por exemplo, é possível consultar o Relatório do Olheiro, obtendo informações preciosas como as táticas dos adversários, o estilo predominante em campo e o atleta mais perigoso, entre outros dados úteis.
O novo recurso Estilos, que permite experimentar uma combinação de esquemas, táticas e estilos antes de entrar em campo, é outro destaque, assim como a inteligência artificial que foi aprimorada para trazer o conceito de urgência, alterando a movimentação em campo dos demais jogadores de acordo com a situação.
Em relação às modalidades, Clube e Seleção é a novidade mais marcante. Mantendo o desafio de desenvolver a carreira de um amador rumo ao estrelato, apesar das similaridades com o tradicional modo Seja um Profissional (que permanece entre as opções), é possível personalizar o atleta para refletir a aparência do jogador e utilizá-lo para participar das mais diversas modalidades de partidas – incluindo o papel do cartola de um clube. Uma tacada de mestre.
O Modo Dirigente também passou por uma reformulação, trazendo cerca de cinquenta melhorias que prometem tornar a tarefa de gerenciar uma equipe mais condizente com a realidade. Antes de adquirir um novo atleta para integrar a sua equipe, por exemplo, aspectos como a disponibilidade de jogadores que atualmente ocupam determinada função no seu time tem um peso determinante, assim como a aprovação da mesa de diretores. Nada fácil.
A edição nacional, que está totalmente traduzida, ainda conta com a narração de Nivaldo Prieto e os comentários de Paulo Vinícius Coelho. A versão gratuita de avaliação para os PCs, que permite a realização de partidas em dois tempos de três minutos, pode ser obtida nesse endereço. O jogo também está disponível para as plataformas Xbox 360, PlayStation 2 e 3, PSP, Nintendo Wii, Nintendo DS e alguns dispositivos móveis.