Halo Wars: Uma mudança estratégica

Halo Wars: Uma mudança estratégica

Considerada uma das mais relevantes franquias a fazer sucesso em ambas as gerações do console da Microsoft, a série Halo recebeu recentemente um novo e ilustre integrante: o ansiosamente aguardado Halo Wars. Com o objetivo de expandir a trama envolvendo o conturbado conflito entre humanos e os membros da aliança alienígena Covenant, ao mesmo tempo em que realiza a delicada transição do gênero tiro-em-primeira-pessoa para o de estratégia em tempo real, o título tem como grande destaque não poupar esforços para tentar romper a barreira que o estilo –tão popular nos PCs– ainda enfrenta nos consoles.

Essa resistência não é por acaso. Enquanto que nos PCs é possível controlar e despachar ordens para unidades com expressiva agilidade, usando o mouse e o teclado para desempenhar essas funções, nos consoles o jogador geralmente tem que lidar com uma sequência de comandos e menus devido às restrições impostas pelo limitado número de botões dos gamepads. Ciente disso, a Ensemble Studios, que ficou a cargo do desenvolvimento dessa edição e que é conhecida por produzir a aclamada série Age of Empires, investiu em duas frentes para tentar contornar essas limitações: a implementação de um esquema simplificado para os controles, procurando empregar poucos botões para movimentar e ordenar as tropas; e uma dinâmica de jogo bem mais direta, incentivando a rapidez e a intensidade das batalhas em detrimento das construções de bases mais sofisticadas.

E embora esses aspectos possam intrigar uma parcela dos jogadores habituados com a complexidade dos demais games do gênero, não deixando muita margem para a definição de estratégias exageradamente elaboradas, essa abordagem funciona de maneira satisfatória e torna a experiência agradável sem que o gênero seja deturpado.

Por exemplo, para despachar uma ordem de movimentação, basta repousar o cursor sobre a unidade desejada, pressionar o botão A para selecioná-la, deslocar o cursor para o local desejado no mapa e finalizar o comando com o botão X. Se durante o trajeto, ou ao chegar ao destino, a unidade for atacada, ela revidará prontamente, dando ainda ao jogador a oportunidade de utilizar as habilidades específicas da unidade com o pressionamento do botão Y. Quando houver mais de uma ação que pode ser desempenhada em um dado momento, é possível optar selecionando um dos comandos exibidos em um círculo de alternativas. Tudo feito de maneira eficiente e intuitiva, podendo ser dominada rapidamente por jogadores de todos os níveis.

Elementos fundamentais do gênero, como a administração dos recursos e os aperfeiçoamentos que podem ser feitos às bases, igualmente passaram por adaptações. As bases, por exemplo, ao invés de poderem ser assentadas em qualquer ponto do mapa, devem ser construídas em regiões específicas. O tempo para desenvolver as estruturas antes de sofrer um ataque também é limitado, levando o jogador a focar em características mais práticas como mecanismos eficientes de ataque e defesa antes que as suas bases sejam sumariamente destruídas pelas investidas do inimigo.

Outro grande atrativo é a abordagem dos fatos que antecederam o primeiro título da série. Com quinze missões na campanha individual, a trama, que é ambientada duas décadas antes de Halo: Combat Evolved, ajuda a esclarecer os eventos que antecederam o derradeiro conflito entre a humanidade e os membros da Covenant. Apresentações belíssimas e caprichadas, exibidas no intervalo das missões, é mais um ponto positivo, situando o jogador na história ao mesmo tempo em que demonstra o que está por vir.

Além da campanha individual, foram incluídos três formas adicionais de atuação: Skirmish, em que é possível eleger um mapa e experimentar estratégias contra um determinado número de adversários controlados pelo computador; Co-op, que permite dividir forças jogando cooperativamente com um colega; e Multiplayer Combat, onde dois times de até três participantes encaram um exigente duelo. Em qualquer delas, é possível assumir o lado dos Covenant, uma atração extra que possibilita experimentar suas forças.

A única nota triste é que Halo Wars é o projeto derradeiro da Ensemble. Dissolvida após a sua conclusão, a produtora deixará saudades, principalmente entre os fãs dos jogos de estratégia. O seu legado, por outro lado, é invejável, sendo finalizado com mais um título marcante que tem como grande mérito provar que é possível desenvolver um jogo do gênero para os consoles.

Exclusivo para o Xbox 360, conheça-o mais detalhadamente transferindo a versão gratuita de demonstração que inclui os tutoriais, as duas primeiras missões na modalidade campanha e um mapa para jogar online. Basta visitar esse endereço e clicar no botão “Game Demo” para adicioná-lo na fila de transferências do console.