Independent Games Festival 2009: Diversão, inovação e arte

Independent Games Festival 2009: Diversão, inovação e arte

Anualmente premiando os projetos que mais se destacaram em categorias como excelência técnica e a busca pela inovação, o Independent Games Festival sempre desempenhou um papel fundamental no incentivo à produção de jogos criados pelos desenvolvedores independentes. Responsável por revelar pérolas que incluem os atualmente populares Braid, Crayon Physics, Everyday Shooter e Audiosurf, entre outros, a edição 2009 da competição mantém a tradição de trazer algumas boas surpresas, apresentando 22 finalistas que são inegáveis opções de entretenimento.

E assim como nos anos anteriores, o grande destaque dessa edição ficou por conta dos jogos que exploram a resolução criativa de quebra-cabeças. Em IncrediBots, que é totalmente gratuito e roda diretamente na janela do navegador, o desafio consiste em projetar veículos motorizados que sejam capazes de superar as nove exigentes missões.

Usando como matéria-prima figuras geométricas simples, como círculos, triângulos e retângulos que podem ser desenhados livremente pelo jogador, e a configuração apropriada dos seus atributos, transformando os desenhos em rodas e dispositivos articulados, para obter sucesso é mais difícil do que parece.

Além da necessidade de estudar as particularidades dos cenários e analisar os seus inúmeros obstáculos, será preciso muita criatividade para bolar mecanismos versáteis que consigam completar tarefas complicadas como subir um lance de escada no menor tempo possível, se locomover por barras suspensas usando braços articulados e até lançar flechas que acertem os três alvos especificados.

E mesmo tendo uma proposta complexa, demandando um profundo conhecimento da ferramenta para conseguir ser bem-sucedido nos desafios mais avançados, o prático e intuitivo tutorial ensina, de forma gradual e rápida, uma série de macetes. Sem contar com o divertido modo Sandbox, que não impõe limites quanto às engenhocas, e a possibilidade de estudar os projetos realizados pelos demais jogadores (não deixe de explorar o recurso Load Replay).

Combinando quebra-cabeças com ação em terceira pessoa, o gratuito Mightier é o que apresenta a proposta mais ousada para resolver os enigmas. Com o objetivo de coletar todos os itens que estão suspensos em uma área plana, será preciso “desenhar” as regiões que serão transformadas em planaltos e servirão de plataforma para o protagonista.

O mais interessante é o método empregado para especificar o contorno e a extensão dos planaltos: para cada seção, é possível imprimir uma representação do enigma e literalmente desenhar no papel a solução, importando-o de volta usando um scanner ou uma webcam. O jogo fará as devidas alterações interpretando as linhas feitas no papel, recurso que também pode ser empregado para definir uma aparência personalizada do protagonista. E se o jogador não possuir os periféricos, não tem problema. É possível desenhar as soluções usando o mouse em uma lousa virtual.

Quem preferir um passatempo mais tradicional, mas que não deixa de investir na inovação, Musaic Box pode ser uma boa opção. Mesclando teste de memória auditiva com acuidade visual, o desafio principal se resume em colocar em operação uma antiga caixa de música.

Para isso, será preciso encontrar os vários pedaços de partituras que estão estrategicamente escondidos e recriar a sua melodia, encaixando as inúmeras peças no topo da caixa. Mas o que poderia parecer fácil, se torna em um exigente exercício de concentração, pois as peças têm formatos diversos e, devido à música, somente é possível arrumá-las de uma forma. A trilha sonora, por ser agradável, pelo menos ajuda a aliviar a frustração nos níveis mais difíceis.

Projetos que exploram o aspecto mais artístico dos jogos, deixando de lado a recompensa imediata ao propor uma experiência que incentiva a contemplação dos cenários, também se destacaram nessa edição. Um dos mais marcantes é o sombrio The Graveyard, que convida o jogador a participar de uma “pintura interativa” ao guiar uma simpática senhora pelo interior de um cemitério até o banco externo de uma capela. Ao repousar, suas memórias virão à tona, ativadas pela letra de uma bela canção.

Estes, no entanto, representam apenas uma pequena amostra dos jogos que estão concorrendo esse ano. A lista completa, que inclui até títulos para os videogames de última geração, pode ser obtida visitando o site oficial do festival. Os vencedores serão conhecidos no final de março. Não deixe de conferí-los.