Mass Effect: Conquiste o universo, agora nos PCs

Mass Effect: Conquiste o universo, agora nos PCs

Grande sucesso de público e de crítica, que considerou o título um dos melhores RPGs de ação de 2007 para o Xbox 360, Mass Effect finalmente teve a sua versão adaptada pela BioWare para a plataforma PC. E por não se tratar de uma conversão direta, tendo em vista que o mecanismo empregado pelo jogo foi totalmente redesenhado para usufruir ao máximo as capacidades dos PCs atuais, até quem já conhece a edição para o console da Microsoft poderá se interessar pela nova edição: afinal, além dos gráficos aperfeiçoados e do sistema mais eficaz de controle devido à dobradinha teclado/mouse, foi incluído o episódio Bring Down the Sky ao título, acrescentando uma batalha contra os temidos Batarians e que, na versão para os consoles, tinha que ser adquirido separadamente.

O mais importante, no entanto, é a missão principal, que tem como foco uma envolvente e sofisticada história de ficção científica ambientada no remoto ano de 2138. Convidando o jogador a assumir as funções do Comandante Shepard, responsável pelo Exército da Aliança de Sistemas e que, a bordo da espaçonave Normandy, precisa defender os interesses da humanidade ao protegê-la de um vasto e perigoso universo explorado pelas mais diversas espécies de alienígenas, Mass Effect tem como maior atrativo a trama que reflete dinamicamente às reações do protagonista durante as batalhas e a sua interação com os demais personagens.

Usando como alicerces as características de Shepard, o jogador terá que considerar desde a escolha de uma origem, que pode ser definida como “Nascido na Terra”, “Colono” ou “Espacial”, até o seu perfil psicológico, optando entre “Cruel”, “Herói de Guerra” ou “Único Sobrevivente”. Mas não é só isso. Visando escolher as habilidades que ele terá que desempenhar em campo e que parcialmente ditará a trajetória da aventura, ainda será preciso definir uma classe básica, entre seis opções distintas.

Ao especificar “Soldado”, por exemplo, o jogador terá à disposição uma variada gama de armamentos, além da possibilidade de vestir armaduras pesadas e apresentar uma invejável destreza durante os momentos mais frenéticos das batalhas. Por outro lado, se for desejada uma abordagem mais cerebral, lidando com tecnologia de ponta para manipular os equipamentos ao seu redor, a opção mais indicada seria a de Engenheiro.

Outras classes contribuem para a variedade de táticas que podem ser aplicadas. Para os que gostariam de manipular o mundo físico empregando o poder da mente, a classe “Adepto” pode ser bastante atraente, tornando o jogador em um especialista em Biótica capaz até de desativar armas e escudos dos adversários. Quem preferir explorar os belos cenários em busca de rotas alternativas, a classe “Infiltrador”, além de conferir um acervo de ótimos armamentos, possibilita alcançar áreas que apresentam uma inegável vantagem em relação aos inimigos. Há ainda as classes “Vanguarda”, que mescla as habilidades de “Adepto” e “Soldado”, e o mais flexível de todos, “Sentinela”, que incorpora características de alta tecnologia com Biótica e que permite proteger os membros do seu grupo criando barreiras telecinéticas.

Outro elemento que define os rumos da história é o método utilizado pelo jogador para conduzir os diálogos. Podendo tornar Shepard desde um personagem encantador, a ponto de não encontrar maiores dificuldades para obter informações cruciais, até um antipático ditador, há inúmeras variáveis que fazem de cada partida uma experiência totalmente diferente e que confere ao título um elevado fator de replay. Irresistível para os apreciadores de RPGs.

Confira outros detalhes no site oficial.

Requisitos

Para rodar satisfatoriamente, o jogo, compatível com XP/Vista, exige um processador de 2.4GHz, 2GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA 6800GT ou ATI X1300, 15GB de espaço livre no HD e uma conexão à internet para validar a cópia.