Mini Ninjas: pequenos guerreirinhos, grandes aventuras

Mini Ninjas: pequenos guerreirinhos, grandes aventuras

Devido ao inevitável excesso de violência, os jogos que exploram o fascinante universo dos ninjas, com os seus armamentos afiados e a abundância de sangue como consequência dos confrontos mais intensos, geralmente estão restritos para uma audiência mais madura, certo? Nem sempre.

Tendo como objetivo atrair um público bem mais amplo, Mini Ninjas não poupa esforços para se tornar em um divertido passatempo familiar. E embora a tentativa de produzir um game com um forte apelo infanto-juvenil possa parecer uma estranha aposta vindo da IO Interactive, desenvolvedora que ficou conhecida por seus títulos direcionados para um público mais adulto (e que inclui a consagrada série Hitman), a aventura, protagonizada por um seleto time de pequenos ninjas, se destaca pela capacidade de agradar desde os pequenos, com os seus belos gráficos que relembram um desenho animado, até os jogadores bem mais experientes, que não irão se decepcionar com os desafios que colocam à prova a destreza dos golpes durante os combates, a habilidade de transitar pelos ambientes sem chamar a atenção e a exploração livre pelos cenários em busca de itens.

Marcando o tom da aventura, a trama introduz os planos malignos do Samurai Warlord na eterna tentativa de conquistar o mundo. Solitário, sem possuir um exército para colocar em prática as suas diabólicas ambições, o vilão passa a utilizar um feitiço que transforma os inocentes animais que habitam a região em bravos guerreiros. Esse procedimento bizarro, no entanto, acaba resultando em um grave desequilíbrio da fauna, despertando a fúria da natureza a ponto de produzir intensos terremotos, tempestades e outros tantos desastres naturais. E que estão colocando risco o destino da humanidade.

Para evitar o alastramento do caos, e combater a horda dos inconsequentes guerreiros liderados por Warlord, Ninja Master, o mais sábio samurai da região, envia um grupo dos seus melhores ninjas para reverter a situação. Mas algo aparentemente está errado. Como nenhum deles retorna, e a ameaça continua tomando proporções grandiosas, aparentemente só resta um último recurso: convocar Hiro, um dos ninjas mais jovens da região que, apesar da sua pequena estatura, é um promissor conhecedor da arte envolvendo armas brancas e possui um notável talento para lançar feitiços.

A longa jornada, porém, está longe de ser considerada um mero passeio. Além de fazer bom uso das espadas, Hiro, controlado pelo jogador, terá que se aperfeiçoar nas mais diversas habilidades. Isso envolve o uso eficiente das práticas bombas de fumaça, a capacidade de se camuflar no ambiente na tentativa de surpreender os inimigos, a precisão de lançar estrelas-ninjas, a desenvoltura para adaptar os seus ataques empregando os inúmeros itens coletados pelo caminho e o domínio das mais diversas magias – este sendo um dos recursos mais interessantes por permitir diversas possibilidades de atuação.

Por exemplo, nos momentos que há uma grande aglomeração de inimigos, desferir um ataque capaz de atingir vários deles em um só golpe pode ser a opção mais prudente. Nesse caso, basta ativar o recurso que congela a ação do tempo, permitindo ao jogador especificar cautelosamente os alvos a serem atingidos de uma só vez. E quando o número de adversários não for relevante, e sim as suas forças? Disparar o curioso recurso que permite ao herói encarnar em um dos animais que estão nas redondezas certamente é a melhor opção, especialmente quando há ursos gigantescos e outras feras por perto.

Outro fator que reforça a versatilidade de enfrentar um mesmo problema com técnicas distintas é que, em nenhum momento, Hiro estará sozinho. Desde o início, ele estará acompanhado do seu inseparável amigo Futo, que utiliza a sua força física para desferir golpes ao empregar o seu pesado martelo, entre outras habilidades. Os ninjas resgatados durante o caminho também podem se tornar em um recurso valioso, permitindo alternar o personagem atualmente em ação durante os momentos em que uma determinada habilidade pode ser mais eficiente para concluir uma tarefa.

Mesmo com uma abordagem jovial, em que os inimigos derrotados apenas voltam à sua antiga forma animal, Mini Ninjas traz todos os elementos para agradar a uma extensa faixa de idade.

Previsto para ser lançado no mês que vem, versões gratuitas de demonstração para os consoles Xbox 360 e PlayStation 3 já podem ser obtidas nas suas respectivas redes de distribuição. No site oficial, além do link da versão de avaliação para os PCs, é possível obter outros detalhes sobre o jogo, além de se distrair com divertidos minigames. Não deixe de conferir!