Quake Live: Adrenalina nas alturas
Além de comemorar os dez anos do lançamento de Quake III Arena, os seguidores do aclamado título produzido pela id Software têm mais um bom motivo para festejar. O ambicioso projeto Quake Live, considerado o seu sucessor direto e que promete manter a ação frenética dos combates ambientados em traiçoeiras arenas futurísticas, finalmente concluiu o seu longo e restrito período de testes, abrindo as inscrições para o público em geral.
E mesmo estando ainda em fase beta, o título, que é totalmente gratuito e roda a partir da janela do navegador, dificilmente decepcionará os fãs dos games que misturam tiro-em-primeira-pessoa com elementos táticos, servindo também como uma excelente porta de entrada para os jogadores pouco habituados com o gênero.
Tendo como característica mais marcante a constante movimentação dos competidores pelas arenas, para conquistar uma boa colocação no ranking geral promovido pelo game não será fácil. Além de conseguir sobreviver às investidas dos adversários, demonstrando habilidade para não ser encurralado e ter uma mira apurada, será preciso completar os objetivos propostos pelas cinco modalidades de atuação.
Quem preferir dividir com os companheiros de time a responsabilidade de vencer uma batalha, poderá optar por três opções. Em Clean Arena, ganha a equipe que conseguir derrubar todos os participantes do time adversário por dez vezes (a cada rodada, os jogadores abatidos são ressuscitados). No popular Capture the Flag, apossar da bandeira rival enquanto mantém a da sua equipe devidamente protegida é o que conta, sendo que o grupo vencedor será o que conseguir capturá-la o maior número de vezes em um intervalo de vinte minutos. Por último, há o eterno clássico Team Deathmatch, cujo objetivo consiste em dominar a arena ao aniquilar a outra equipe. Observe que, nessa modalidade, é possível causar danos aos demais integrantes do seu time, exigindo uma atenção maior na hora de apertar o gatilho.
Se o desafio individual pela sobrevivência for uma opção mais atraente, o divertido Free for All é a melhor pedida. Promovendo uma arena em que todos lutam contra todos, o vencedor será aquele que conseguir derrotar nada menos do que trinta oponentes seguidos.
Se preferir concentrar as suas forças contra um único participante, o modo Duel é o mais indicado, conferindo o título de vencedor para quem derrotar o adversário o maior número de vezes em um intervalo de dez minutos.
Para ingressar no sistema e participar da comunidade é simples. Após visitar o site oficial, clique no botão Play NOW Free e siga as instruções para se cadastrar. O endereço de e-mail fornecido deverá ser válido, pois ele será usado para enviar uma mensagem com o link que confirmará o registro. Concluída essa etapa, transfira o pequeno complemento responsável pelo carregamento inicial do jogo e instale-o normalmente, reiniciando o navegador para que as mudanças sejam devidamente refletidas. Em seguida, visite novamente o site, forneça o login e a senha criados durante o cadastro e, na tela exibida, escolha o avatar do personagem que será controlado.
Antes de iniciar uma partida, no entanto, será preciso participar do teste Skill Placement Match. Mesclando a função de um tutorial interativo, conduzindo-o a conhecer as principais características do game, com a avaliação do grau de habilidade, medida em uma competição real contra a carismática personagem Crash (controlada pelo computador), essa etapa determinará o nível do jogador e servirá para sugerir as salas mais adequadas levando em consideração a habilidade dos demais participantes. E quem encontrar dificuldades para se manter nas competições, e quiser se aperfeiçoar, pode tanto praticar em qualquer uma das modalidades tendo adversários controlados pelo computador, quanto observar de perto as ações dos competidores mais experientes – e que é ótimo para aprender algumas táticas e estratégias.
Mesmo com gráficos um pouco datados quando comparados com os atuais jogos do gênero, Quake Live não desaponta em matéria de diversão. Implementando um sólido sistema de combate em rede, diversas modalidades de partidas e um acervo com mais de quarenta arenas, são poucas as desculpas para não conhecê-lo. E os requisitos mínimos também não são exigentes, pedindo um processador Pentium III de 800MHz ou equivalente, uma placa de vídeo NVIDIA GeForce 4 MX ou ATI Radeon 8500, Internet Explorer 7 ou Mozilla Firefox 2.0 e uma conexão banda larga com a internet. Imperdível!