Resident Evil 5: Um belo tributo à série
Para celebrar os treze anos de Resident Evil, aclamada franquia responsável por cunhar o termo “survival horror” ao convidar o jogador a vivenciar uma perturbadora jornada que trata de ameaças biológicas e as suas imprevisíveis consequências, a Capcom preparou um novo e caprichado capítulo que certamente irá agradar aos antigos seguidores da série.
Batizado de Resident Evil 5, mas cronologicamente representando a oitava edição, o título, que faz a sua merecida estreia nos consoles de última geração, mantém as mesmas características que marcaram os episódios anteriores, como a ação frenética intercalada com momentos de tensão e suspense. Mas sem deixar de incorporar algumas excelentes novidades, como uma jogabilidade aperfeiçoada centrada na cooperação entre dois personagens e uma trama envolvente que faz referências aos demais títulos por meio de flashbacks e que até ajuda a esclarecer alguns fatos que ficaram obscuros ao longo desses anos.
Uma das primeiras gratas surpresas é o retorno do personagem Chris Redfield. Um dos protagonistas do primeiro título, ele agora é um importante membro da Bioterrorism Security Assessment Alliance (BSAA), organização que tem como objetivo investigar e coibir o uso criminoso de armas biológicas pelo mundo. A sua mais recente missão, ambientada aproximadamente dez anos após a primeira investida contra a Corporação Umbrella, não é modesta: viajar para um país fictício do continente africano em busca de maiores informações sobre um foco bioterrorista que está transformando pessoas e animais em bizarras e perigosas criaturas.
Mas nada é tão fácil quanto parece. A presença de Chris não foi bem recebida pela população, agravando ainda mais o sufocante clima de tensão gerado pelos rumores de uma ameaça biológica. Para auxiliá-lo, Chris contará com o apoio incondicional de Sheva Alomar, habilidosa agente da filial africana da BSAA e que conhece a fundo a região. Com tamanha hostilidade, e casos cada vez mais sérios surgindo a todo momento, será a dupla capaz de resolver o caso?
Nesse quesito, a cooperação entre os dois personagens desempenha um papel fundamental para o sucesso das missões. Além da necessidade de se protegerem mutualmente durante os confrontos, resultando no fim da partida caso um deles seja aniquilado, todos os recursos, como armamentos e dispositivos de cura, são compartilhados. E embora esse sistema não apresente maiores problemas quando um segundo participante estiver encarregado de conduzir as ações de Sheva (usando o mesmo console ou através de uma partida em rede), a situação pode tornar-se crítica nas partidas envolvendo apenas um jogador (cedendo o controle de Sheva para a CPU). Como a bela agente é extremamente impulsiva e dispara a esmo mesmo em situações menos arriscadas, manter um controle rígido da parca munição é um fator determinante para garantir a sobrevivência.
Outro aspecto que não deve ser ignorado, sendo tão importante quanto derrubar as constantes ondas de inimigos que atacam vigorosamente, consiste na combinação de estratégias eficazes de ataque e defesa. Estudar as particularidades dos cenários e encontrar pontos que ofereçam alguma espécie de vantagem, como uma visão privilegiada ou barreiras que impeçam o confronto direto com os zumbis, em alguns momentos pode ser mais crucial do que ter uma excelente pontaria e reflexos rápidos.
Em relação ao visual, Resident Evil 5 é certamente um dos jogos mais belos dessa geração. As sequências cinematográficas utilizadas para contar a história impressionam. Os cenários, que são muito bem construídos, receberam um tratamento especial, com muitos efeitos de luz e sombra que contribuem para tornar a experiência ainda mais autêntica e assustadora. O cuidado com os detalhes também não ficou de fora: ao adentrar por um ambiente com pouca iluminação, por exemplo, a visão do jogador levará um tempo até se acostumar, e se ele ficar por um período prolongado exposto ao intenso sol africano, sofrerá de vertigens e pequenas alucinações.
Com todos os elementos para agradar aos antigos fãs da franquia, e atrair novos adeptos, Resident Evil 5 representa um capítulo imperdível da assustadora saga iniciada em 1996. Compatível com o Xbox 360 e o PlayStation 3, e sendo distribuído pela Synergex do Brasil, outros detalhes, assim como informações sobre como obter a versão gratuita de demonstração que traz duas missões, podem ser obtidos no site oficial. Não perca! …