Spore Creature Creator: Divirta-se criando bizarras criaturas

Spore Creature Creator: Divirta-se criando bizarras criaturas

Teste o editor de criaturas

Idealizado por Will Wright, mentor de franquias de sucesso como The Sims e SimCity, e apresentando a ambiciosa proposta de dar ao jogador a oportunidade de interagir e manipular a evolução de espécies por ele criados em um universo virtual, o ansiosamente aguardado Spore está previsto para ser lançado somente em cinco de setembro. Mas isso não significa que é preciso esperar tanto tempo para saciar parte da curiosidade em torno do título que promete revolucionar o gênero Simulador de Vida. Uma importante porção do jogo já pode ser prontamente testada, representada pelo divertidíssimo e incrivelmente viciante editor Spore: Creature Creator.

Com o objetivo de proporcionar uma liberdade sem precedentes para definir as características dos seres que farão parte da simulação, e que cujas habilidades servirão para ditar os rumos da aventura e a forma como que as criaturas se adaptarão no meio em que vivem, o editor serve para revelar alguns dos mais promissores recursos que foram implementados ao game. Dentre os mais relevantes, o que mais chama a atenção é o engenhoso mecanismo responsável em dar vida aos seres, produzindo ações e reações condizentes e repletos de personalidade que independem de quão simples, bizarros ou sofisticados forem as criaturas.

Usando como instrumento uma interface tridimensional intuitiva e que não oferece nenhum tipo de limitação quanto à posição ou a quantidade de membros que podem ser atribuídos a uma espécie, é possível criar desde seres desprovidos de qualquer funcionalidade aparente, até gerar organismos complexos ou completas aberrações. A criatividade é a única barreira, apesar de ser importante notar que, no jogo propriamente dito, aspectos como um planejamento eficaz de alguns desses atributos estarão diretamente associados ao sucesso da criatura de conseguir sobreviver em ambientes mais exigentes ou inóspitos.

Os belos e convincentes gráficos, assim como as animações fluídas e naturais, são fatores que também se destacam. Após concluir o protótipo de uma criatura, ative o modo Test Drive (segundo ícone do topo da tela) para atribuir uma série de ações que serão imediatamente desempenhadas pelo personagem. Englobando desde funções básicas, como caminhar, atacar ou se defender, até reações menos convencionais, que incluem ensaiar alguns hilários passos de dança ou exibir claras demonstrações de afeto, todas podem ser disparadas clicando nos seus respectivos botões do painel de controle localizado na parte inferior da tela.

Para testar como a criatura reagirá ao entrar em contato com os filhotes da sua espécie, ative o ícone em formato de Ovo e clique sobre as três figuras. Não deixe de observar as expressões espontâneas e a forma como interagem nos diversos tipos de atividades que são desempenhadas em conjunto.

Compatível com Windows e Mac, o editor, que também oferece o prático recurso de criar filmes que podem ser enviados com extrema facilidade para sites como o YouTube, está disponível em duas versões: gratuita, que inclui um subconjunto das características que podem ser atribuídas ao personagem e que está disponível nesse endereço; e a versão completa, ao custo de dez dólares.

E apesar de demonstrar apenas uma pequena fração do que podemos esperar de Spore, Creature Creator proporciona boas horas de entretenimento de qualidade para jogadores de todas as idades. Não deixe de experimentá-lo.

Requisitos

Para rodá-lo satisfatoriamente, será preciso de um processador de 2GHz, 512MB de RAM, placa de vídeo de 128MB com suporte a Pixel Shader 2.0, e 250MB de espaço no HD.