Star Wars The Force Unleashed: Conheça o lado negro da força

Star Wars The Force Unleashed: Conheça o lado negro da força

Após levar aproximadamente quatro anos para ficar pronto, e sendo o primeiro título autoral da série a ser desenvolvido para os consoles de última geração, o jogo de ação em terceira pessoa Star Wars: The Force Unleashed dificilmente irá decepcionar os seguidores da saga criada por George Lucas. Carro-chefe de um ambicioso projeto multimídia que também inclui um livro, uma revista em quadrinhos, uma seleção de bonecos colecionáveis e outros tantos itens temáticos que exploram o rico universo de Guerra nas Estrelas, o game, produzido pela LucasArts (nas plataformas Xbox 360 e PlayStation 3), acerta em cheio ao apresentar uma história envolvente acompanhada de uma nada modesta seleção de poderes que podem ser usados sem restrições –e que são responsáveis por produzir uma experiência mais do que recompensadora.

Servindo como uma importante ponte entre as duas trilogias, esclarecendo os acontecimentos que ocorreram após Anakin Skywalker se tornar no tenebroso Darth Vader, o game convida o jogador a assumir o papel do protagonista Starkiller. Codinome de um filho de Jedi que foi capturado e secretamente criado por Vader (no prólogo, o jogador participa ativamente da captura comandando o vilão), ao atingir a fase adulta, o discípulo recebe a sua primeira missão: caçar os Jedis que sobreviveram ao ataque do imperador Palpatine e, em seguida, assassinar o próprio imperador. Mas nem tudo sai conforme o planejado, e Palpatine, ao descobrir a existência de Starkiller, ordena que Vader se livre definitivamente da ameaça.

Aparentemente acatando a ordem, Vader cria uma convincente armação e resgata secretamente o personagem para desempenhar uma missão ainda mais exigente: reunir todos que não compartilham dos mesmos ideais do imperador a ponto de gerar uma rebelião que favoreça os planos de Vader. A partir desse ponto, o jogador se encontrará em uma instigante encruzilhada, podendo seguir fielmente as ordens de seu mentor e manter-se no lado negro da Força, ou se rebelar e trilhar o caminho inverso. A escolha é livre, com dois desfechos completamente distintos.

Durante a longa jornada, além da destreza em desferir golpes mortais usando o sabre de luz, o jogador terá à sua disposição quatro tipos de poderes: Force Push, responsável por promover uma brutal explosão de força repulsiva em uma determinada direção e que é ótimo para afastar um agrupamento de inimigos; Force Lightning, arma que dispara uma poderosa ramificação de raios elétricos que paralisam ou derrubam os adversários; Force Dash, que rapidamente transporta o personagem para uma direção específica (inclusive enquanto estiver suspenso no ar); e Force Grip, o mais impressionante de todos e que torna a aventura em uma experiência realmente única ao permitir que os mais diversos tipos de objetos sejam controlados à distância –favorecendo a definição de criativas táticas de combate.

E que não são poucas. Para se livrar rapidamente de um elevado número de opositores, por exemplo, é possível capturar um objeto e lançá-lo em direção ao grupo, derrubando-os como se fossem meros pinos de um jogo de boliche. Se preferir arriscar um pouco mais, lançar um volumoso objeto em direção a uma das janelas da aeronave poderá resultar nos mesmos sendo sumariamente sugados pelo vácuo. Deseja produzir uma explosão cinematográfica? Capture uma nave e conduza-a para o alvo desejado. Não há limites nem restrições quanto ao uso desse poder, conferindo ao jogador um grau de liberdade sem precedentes.

O título ainda guarda algumas boas surpresas. As elegantes e bem-produzidas seqüências de animação, que situam o jogador na trama, conseguem ser tão grandiloqüentes quanto os filmes da série. Os cenários, ricos em detalhes, são quase que integralmente destrutíveis, e as reações dos personagens, como a tentativa de se agarrarem em algum ponto ao serem capturados ou os movimentos dos seus corpos ao serem atingidos, são incrivelmente realistas e convincentes.

Há ainda oportunas semelhanças com outros games que ajudam a expandir a maneira de atuar, como o método para aperfeiçoar os poderes utilizando pontos de evolução como nos RPGs e a necessidade de pressionar um conjunto de botões para derrotar inimigos específicos que lembram o popular “God of War”.

Oferecendo todos os elementos para agradar aos exigentes seguidores da série, e conquistar novos adeptos que não resistem a um bom jogo de ação, Star Wars: The Force Unleashed cumpre o seu papel. Quem quiser experimentá-lo, pode transferir gratuitamente a versão de avaliação para o Xbox 360 e PlayStation 3 nos seus respectivos serviços online. Edições especificas para o Wii (que faz um excelente uso do Wiimote para os duelos de sabres), Nintendo DS, PlayStation 2, PSP (que impressiona pelos ótimos gráficos e efeitos) e dispositivos móveis também estão disponíveis. Infelizmente, uma versão para os PCs não está prevista. Confira mais detalhes no site oficial.