The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena & The Wheelman: ação intensa em dose dupla

The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena & The Wheelman: ação intensa em dose dupla

Mais conhecido por estrelar filmes de ação, o ator norte-americano Vin Diesel sempre teve uma relação estreita com o universo dos jogos eletrônicos. Fã declarado de games consagrados como World of Warcraft, e um grande entusiasta dos RPGs em geral, o astro fundou, em 2002, a Tigon Studios, produtora dedicada a auxiliar na adaptação de alguns dos seus filmes para os videogames.

E embora o catálogo da Tigon ainda seja modesto, somente nas últimas duas semanas foram lançados dois títulos de peso, sendo um de ficção científica e o outro especializado em corridas frenéticas de veículos em meio a explosões fantásticas. Em comum, os dois trazem um mesmo elemento: a dose elevada e praticamente ininterrupta de ação.

The Chronicles of Riddick

A mais recente investida da produtora é o título The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena. Desenvolvido em parceria com a Starbreeze Studios, e dando continuidade às intrincadas histórias protagonizadas pelo criminoso e anti-herói Richard B. Riddick, o jogo traz como grande atração a íntegra da primeira aventura da série, Escape from Butcher Bay.

Lançada em 2004 para a primeira geração do Xbox, e nunca adaptada para o 360 (apesar de haver uma versão para os PCs, lançada no mesmo ano), convertê-la para os consoles da atual geração foi uma excelente sacada, proporcionando aos jogadores uma experiência bem mais completa e que incorpora melhorias consideráveis, como gráficos aperfeiçoados, uma inteligência artificial mais sofisticada (ao contrário da original, que foi alvo de queixas) e uma generosa variedade de modalidades para as partidas em rede.

Quem não chegou a conhecer o “Escape…” original, o título apresentava um conceito interessante. Tendo como ponto de partida os acontecimentos que antecediam os eventos do filme Eclipse Mortal, o jogador tinha como missão encontrar uma forma de fugir da prisão de segurança-máxima que dá nome ao título.

Conhecida por nunca ter deixado ninguém escapar, e pela brutalidade dos seus guardas, inicialmente é empregada a mesma mecânica dos jogos de tiro tradicionais, incluindo a possibilidade de cumprir as pequenas tarefas propostas pelos demais presos e que podiam conceder informações privilegiadas e armas rudimentares para serem usadas ao longo da jornada. Na medida em que a trama avançava, no entanto, os desafios ganhavam corpo e se tornavam ainda mais complexos, tendo como reviravolta o momento em que o protagonista desenvolvia poderes extra-sensoriais – em especial, a capacidade de enxergar no escuro.

Com a introdução dessa nova habilidade, a forma de atuação era radicalmente modificada. Ao invés do confronto direto, usando as poucas e nem sempre eficientes armas que estavam à disposição, era preciso engendrar estratégias para surpreender os algozes, usando a escuridão como maior aliada. Isso significa destruir, sempre que possível, os sistemas de iluminação e agir de maneira furtiva, surpreendendo-os de maneira discreta e sem causar alarde, ocultando até os guardas abatidos para não alarmar os demais. Essa dádiva, por outro lado, tinha que ser usada com cautela: caso o jogador a ativasse em um local bem iluminado, o protagonista corria o sério risco de perder a visão.

Graças ao novo título, concluída essa etapa, o jogador será apresentado à segunda fase da campanha, que aborda uma trama totalmente inédita e que representa os eventos que sucederam a fuga de Batcher Bay. Nesse caso, apesar de manter uma dinâmica parecida, com a missão de escapar da nave Dark Athena enquanto enfrenta os implacáveis mercenários e guardiões que tomam conta do local, a partir de um determinado ponto, a aventura mudará novamente de foco, voltando a sua atenção para o confronto direto e bem menos sutil – mas nada que tire o brilho do título.

The Wheelman

Seguindo o caminho inverso, The Wheelman, a segunda investida da Tigon neste ano, não deriva de nenhum filme. Com a intensão de estabelecer os alicerces para uma trama que poderá ter a sua continuação adaptada para os cinemas, o título, desenvolvido em conjunto com a Midway Studios Newcastle, convida o jogador assumir o papel de Milo Burik, agente especial infiltrado no perigoso submundo das gangues de Barcelona.

Apesar da trama não trazer nenhuma grande inovação, mesclando a condução perigosa dos mais diversos veículos com a conclusão de tarefas controversas (e nem sempre empolgantes) que devem ser desempenhadas a pé pelas redondezas da bela cidade espanhola, o título certamente agradará aos jogadores interessados na liberdade de ação proporcionada por clássicos como Grand Theft Auto com as impressionantes sequências que retratam os acidentes automobilísticos de Driver.

E mesmo que o título não tenha nenhum comprometimento com a realidade, possibilitando que os veículos sejam usados de maneira extraordinária ao permitir peripécias absurdas como dar saltos vertiginosos pelos terraços dos prédios e manobras radicais que desafiam as leis da física, as 31 missões, somadas com as 105 tarefas paralelas, certamente prenderão a atenção dos apreciadores do gênero.

Sem poupar esforços para trazer uma ação frenética bastante similar ao dos filmes estrelados por Vin Diesel, ambos os jogos são um convite irresistível para os que não dispensam passatempos envolvendo altas doses de adrenalina. Versões gratuitas de avaliação para as plataformas Xbox 360 e PlayStation 3 podem ser obtidas gratuitamente nas suas respectivas redes de distribuição de conteúdo. Não deixe de conferí-las.