The Sims 3 World Adventures: um giro pelo mundo
Enquanto as férias não chegam, que tal entrar no clima festivo de final de ano a bordo de uma divertida jornada virtual em três países culturalmente diferentes? Essa é a proposta do primeiro e recém-lançado pacote de expansão para o popular simulador de vida The Sims 3, carimbando os passaportes das simpáticas criaturas que, agora, podem deixar o conforto dos seus lares e o cotidiano da vizinhança em busca de experiências empolgantes em países como França, Egito e China.
Batizado com o ambicioso título de Volta ao Mundo, um dos seus maiores destaques é a quantidade de novas atividades que podem ser realizadas durante as excursões e como elas se encaixam de forma coerente no jogo principal. Sejam pelas relíquias adquiridas durante as explorações, que podem enfeitar o interior das suas respectivas casas, pelas novas habilidades, que acrescentam traços de personalidade e recompensas duradouras, e até pela mudança da estrutura dass residências para refletir o estilo arquitetônico dos locais visitados, a expansão não poupa esforços para promover aventuras capazes de enriquecer ainda mais o virtual microcosmo.
E embora o tema férias geralmente esteja associado com descanso, relaxar enquanto contempla as belas recriações de pontos turísticos como Champs Les Sims, Al Simhara e Shang Simla está longe de ser uma opção para quem deseja usufruir ao máximo as atrações proporcionadas por cada local. Além de ter que lidar com detalhes como o limite do saldo bancário (que reflete em escolhas como o destino e a quantidade de Sims que poderão participar da excursão), o jogo trouxe o interessante conceito relacionado ao visto.
Limitando o número de dias em que é possível permanecer em um determinado país, para conseguir aproveitar as viagens, será preciso acumular uma pontuação suficiente para elevar a categoria do visto a ponto de estender o período das futuras incursões. Como isso é feito? Através da realização de tarefas específicas, que incluem desde o auxílio aos habitantes locais de encontrar um item em uma tumba perdida, até colecionar pedras valiosas espalhadas por uma vasta região, entre outras tantas opções.
Passar as férias em um local sem se dedicar a algum tipo de lazer, por outro lado, não é nada divertido, e o pacote promove três hobbies que podem ser aperfeiçoados dependendo do destino. Durante a estadia na China, por exemplo, é possível colocar em prática a disciplina e a concentração no aprendizado das artes marciais, treinando com bonecos e quebrando tábuas até estar em forma para participar dos concorridos torneios na academia local.
Quem preferir dominar a fina arte da produção de Néctar, a versão para o vinho no universo dos Sims, encontrará na França não apenas livros especializados no assunto, como equipamentos, ingredientes e técnicas para produzir um líquido mais divino e puro.
E mesmo que a fotografia possa ser desempenhada nos três destinos, quem quiser desenvolver técnicas mais avançadas, o Egito certamente representa a melhor opção, com uma generosa oferta de câmeras e uma literatura bem mais abrangente sobre o assunto – e que é de vital importância para todos que desejam fazer alguns trocados ao registrar algumas das mais belas paisagens no deserto.
Outro grande destaque são os desafios em cada especialidade. Para os interessados em fotografia, o teste mais rigoroso consiste em completar diferentes tipos de coleções, incluindo registros da arquitetura local e eventos retratando calamidades. Os candidatos a dominar a produção de Néctar poderão assumir tarefas como preencher 200 garrafas e elaborar de 15 criativas misturas. As artes marciais também não ficaram para trás, e os aspirantes terão que demonstrar paciência para partir 150 tábuas de carvalho e meditar por 150 horas até serem capazes de se tele-transportarem. Ufa!
A única atividade que não está restrita ao país visitado é a busca por relíquias e de tesouros escondidos. Trazendo desafios bem mais elaborados do que apostar simplesmente na sorte, para conseguir acesso às áreas protegidas, será preciso avaliar os riscos, o que não será nada fácil pois, dependendo da ocasião, o Sim estará exposto a chamas e outras tantas armadilhas perigosas. E se ele for amaldiçoado por múmias, como quebrar o encanto? Antes do tempo se esgotar, será preciso buscar a cura da maldição, dormindo no Sarcófago Abençoados pelos Reis, encontrando a purificação na tumba da Esfinge e até descobrindo o Beijo da Cobra. Quem disse que férias não são arriscadas…
Assim como as viagens rendem experiências para toda uma vida, o pacote também traz algumas novidades relevantes para o retorno ao lar. Além de enfeitar a sua sala com as relíquias capturadas, é possível construir porões de até quatro níveis de profundidade com expressiva facilidade, instalando sarcófagos para fascinar os demais Sims e até assustá-los com armadilhas e labirintos. A possibilidade de alterar o telhado da sua residência usando como inspiração o tradicional estilo chinês é outro destaque, e que pode dar aquele toque especial na vizinhança.
Com uma abordagem eficiente e que contribui para diversificar a jogabilidade presente no original, Volta ao Mundo é divertido. Por ser um pacote de expansão, é preciso ter o The Sims 3 previamente instalado, e 3.5GB de espaço livre no HD. A versão nacional também traz uma interface totalmente em português. Mais detalhes podem ser conferidos no site oficial, em «sims3mundo.notlong.com».