Toy Story Mania & Sing It: Pop Hits ─ lazer em dose dupla para a garotada

Toy Story Mania & Sing It: Pop Hits ─ lazer em dose dupla para a garotada

O Dia das Crianças já passou, mas isso não quer dizer que a oferta de opções destinadas a entreter a petizada foi reduzida. Dois novos lançamentos para distrair essa faixa de idade acabaram de chegar oficialmente no país, e embora apresentem propostas distintas para atrair públicos diferentes, ambos têm em comum a capacidade de seduzir também os pais pouco habituados com o universo dos videogames e que gostariam de participar da brincadeira.

O primeiro é o divertido Toy Story Mania!. Pegando carona no relançamento dos dois primeiros filmes da premiada série de animação produzida pelos estúdios da Disney/Pixar, e que estarão de volta às salas de cinema em uma nova edição 3D, o título representa um convite irresistível para os pequenos fãs das aventuras estreladas pela dupla Buzz Lightyear e Sheriff Woody.

Inspirado nas atividades do parque temático de mesmo nome, o game leva para a sala de estar as mesmas emoções dos populares brinquedos disponíveis na terra do Mickey, misturando lazer com o desafio de conquistar uma notável pontuação ao demonstrar habilidades como acuidade visual, uma boa coordenação motora e uma excelente mira.

Mesmo quem não conhece a atração achará as atividades bastante familiares. Consistindo de mais de vinte e cinco minigames, e fazendo um bom uso dos controles gestuais do console Nintendo Wii, os objetivos são relativamente simples, como acertar os alvos que estão estrategicamente espalhados pela tela, lançar argolas sobre planetas e alienígenas, jogar tortas em alvos móveis, estourar balões usando dardos, coletar itens em pescarias virtuais e até equilibrar uma esfera em uma plataforma repleta de armadilhas, entre outras atividades igualmente conhecidas por quem frequenta parques de diversões.

É possível participar de duas maneiras: a modalidade principal, que apresenta os desafios seguindo uma ordem predefinida e que concede tíquetes que destravam as demais atrações a cada prova concluída; e a que permite escolher livremente uma atração, desde que a mesma já tenha sido previamente destravada. Também é possível jogar sozinho ou com até três amigos, tanto de maneira cooperativa, quanto em uma saudável competição.

Visualmente, os personagens estão bem representados e os gráficos convencem, abusando não só do uso de cenários multicoloridos (que servem para aumentar o apelo visual para as crianças), como de uma estética inspirada nas festivas colagens feitas em papelão.

Outro fator que chama a atenção é a quantidade de itens que estão em constante movimento pela tela, e os estágios-bônus, com cenários em 3D que inserem literalmente os jogadores na ação ao fazer uso dos óculos com as lentes vermelhas e azuis que acompanham o pacote.

Contudo, é preciso observar que, por se tratar de um título produzido para uma audiência bastante jovem, os desafios são pouco exigentes, podendo afastar os mais experientes devido à facilidade e a repetição da sua mecânica. Mesmo assim, Toy Story Mania! não deixa de ser capaz de promover sessões animadas para reunir os membros da família em um passatempo casual e despretensioso. E quem quiser treinar independentemente do lugar, uma versão para o iPhone também está disponível.

Sing It: Pop Hits – para soltar a voz

Uma opção que pode ser mais atraente para o público adolescente é o Sing It: Pop Hits. Tendo como objetivo alcançar uma audiência mais ampla, a nova versão do karaokê traz alguns atrativos interessantes, como um elenco que não está mais restrito ao universo da Disney. Hannah Montana e The Jonas Brothers, entre outros ídolos teen, continuam marcando presença, mas também foram incluídos hits de artistas como Coldplay, OneRepublic e Colbie Caillat – só para citar alguns.

Mas há outras boas novidades. A modalidade Sing It Pro foi aprimorada, trazendo lições para os que desejam desenvolver técnicas vocais mais apuradas. Apresentada por Tiffany Thornton, é possível obter dicas de profissionais como exercícios de respiração e até aprender técnicas de harmonização com a banda ou um parceiro em dueto – excelente para quem deseja treinar antes de jogar em público.

O novo modo Encore reforça essa ideia, em que, após concluir uma performance, é possível conferir a sua atuação e obter um relatório completo de estatísticas. Sem contar com o You’re On Your Own, que eleva a dificuldade por não exibir as letras ou as notas, levando o jogador a enfrentar uma autêntica prova de fogo.

Duas edições para as plataformas Wii e PlayStation 3 estão disponíveis: a que acompanha apenas o jogo, e o kit que inclui um microfone. Para o PlayStation 2, só há a edição sem microfone. Outros detalhes, incluindo a relação completa das canções, podem ser obtidas nesse endereço.