Trials HD: finalmente para o Xbox 360
Apesar dos gráficos simples e bidimensionais, Trials, lançado em 2003 como um mero passatempo online produzido em Flash pela RedLynx, rapidamente se tornou em uma grande febre na internet. Não era para menos. Misturando corrida contra o tempo, com a destreza de conduzir uma envenenada motocicleta por circuitos repletos de obstáculos que representavam criativos quebra-cabeças, o minigame gratuito tinha como maior atrativo a acirrada competição que promovia entre os seus jogadores. A recompensa? Fazer parte do prestigiado ranking geral como um dos mais hábeis pilotos da rede, completando as difíceis provas no menor tempo possível.
A sua notável popularidade rendeu frutos. Lançado para os PCs no ano passado, Trials 2: SE elevou o divertido passatempo para um novo patamar. Trazendo belíssimos gráficos tridimensionais, um sistema de simulação física competente, a generosa oferta de circuitos, quatro modalidades distintas de competição e um placar online mais robusto para incendiar as disputas entre amigos, o título acabou se tornando na opção definitiva para os apreciadores da versão virtual do radical esporte. Mas tinha um problema: para obter uma jogabilidade fluída e sem os irritantes engasgos, era preciso rodá-lo em um computador potente, deixando muitos dos entusiastas de fora da brincadeira.
Com o recente lançamento de Trials HD, esse contratempo finalmente pôde ser sanado para os que possuem um Xbox 360. Mantendo intacta todas as emoções proporcionadas pela versão dos PCs, ao mesmo tempo em que explora ao máximo a vocação do console de promover partidas em rede com expressiva facilidade, apesar da simplificação de alguns dos aspectos relacionados à variedade de modalidades de competição, a versão para a plataforma permanece como uma irresistível opção de entretenimento.
Para quem não conhece, o desafio principal parte de um conceito relativamente simples. Com a proposta de conduzir uma motocicleta até a linha de chegada, sem causar danos severos ao piloto ou levá-lo a cometer erros que custariam preciosos segundos, são utilizados comandos básicos, como acelerar, frear e deslocar o piloto tanto para frente, quanto para trás. Para conquistar uma boa colocação, no entanto, há uma pegadinha. Como todos os percursos estão repletos de perigosas armadilhas, como barris em chamas, rampas vertiginosas, pilhas instáveis de pneus e até estruturas precárias prestes a ruir, além da presença de espírito para conseguir equilibrar a moto em situações extremas, o jogador terá que ter um apurado senso de oportunidade para antecipar os futuros obstáculos. O que não é nada fácil.
Na versão para o console, as provas estão divididas em duas categorias. Em Trials Racing, o que conta é manter o acelerador ativado enquanto luta contra o relógio, demonstrando reflexos rápidos e uma irretocável eficiência na condução da máquina ao percorrer pelos complicados circuitos sem cometer erros. Para os destemidos, Skill Games acrescenta uma dose extra de adrenalina, com percursos que foram estrategicamente projetados para incentivar manobras ainda mais radicais. Nessa modalidade, não são raras as vezes em que é preciso saltar por altíssimas plataformas, aterrizar no ponto exato após concluir saltos mortais alucinantes, se equilibrar em cima de gigantescas bolas de aço e outras tantas tarefas igualmente perturbadoras. Um genuíno teste de perseverança, podendo tirar do sério até o mais paciente dos jogadores.
Em relação à produção, o título também não deixa nada a desejar quando comparado com a edição para os PCs. Os cenários cumprem bem o seu papel ao reproduzir fielmente um galpão de provas, o que é reforçado pelos abundantes efeitos de luz e sombra, a presença de partículas suspensas, as superfícies que realisticamente refletem os arredores e as muitas explosões que tornam a experiência ainda mais radical. A sólida taxa de 60 quadros por segundo igualmente se destaca, garantindo a fluidez da ação. Sem contar que, além das 51 pistas, divididas em cinco graus de dificuldade, um prático e robusto editor de pistas foi incluído, o que certamente estenderá a vida útil do game ao permitir que novas pistas sejam compartilhadas gratuitamente pela comunidade (inclusive para os membros da modalidade Silver na Xbox Live, o que é uma tacada de mestre).
Para obter a versão gratuita de demonstração, que inclui oito pistas, quatro motos, uma versão simplificada do editor e a capacidade de assistir aos replays dos jogadores que conquistaram as primeiras colocações no ranking (e que são ótimos para aprender alguns valiosos truques), basta visitar esse endereço e adicioná-la na fila de transferências do Marketplace. A versão integral sai por 1200 MS Points (equivalente a US$15).