Wallace & Gromit Grand Adventures: Confusões em dose dupla
Famosa por distribuir os seus games em capítulos, tendo como maior representante a bem-sucedida série que marcou o retorno da hilária dupla de investigadores Sam & Max, a Telltale Games aposta mais uma vez no formato para dar vida às atribuladas histórias inspiradas na popular série de animação britânica Wallace & Gromit.
Prevista para ter quatro episódios, lançados mensalmente e que trazem uma história completamente diferente para cada capítulo, a produção mantém o mesmo mecanismo que consagrou as modernas aventuras gráficas, mas sem deixar de incorporar algumas boas novidades para agradar até os mais antigos apreciadores do gênero. Como a escolha dos dois personagens principais, que não poderia ter sido mais apropriada.
Com um senso de humor tipicamente britânico, Wallace é um sujeito simpático que dedica boa parte do seu tempo na elaboração das mais sofisticadas e bizarras engenhocas. Sua criatividade não tem limites, mas as suas invenções raramente funcionam como o esperado, colocando-o constantemente em sérios apuros. Para socorrê-lo, seu fiel e genial companheiro, o carismático beagle Gromit, não poupará esforços para colocar em prática os seus profundos conhecimentos no manuseio dos mais diversos tipos de equipamentos eletrônicos, mas nada é tão fácil como parece. Como nem sempre a correta combinação de dispositivos para superar um obstáculo é óbvia, será preciso exercitar o raciocínio prático ao mesmo tempo em que demonstra algumas boas doses de presença de espírito.
Dependendo da situação, é possível assumir as funções de Wallace ou Gromit. O mecanismo empregado para controlá-los é simples. Para se deslocar pelos cenários, que é importante quando for preciso obter uma nova perspectiva da região, são usadas as setas do cursor ou o tradicional esquema de teclas WASD. Explorar, capturar e interagir com os objetos são realizados através do cursor do mouse, que é sensível ao contexto e destaca os elementos que podem ser manipulados em um determinado momento.
Para resolver os enigmas, no entanto, explorar e capturar os itens não será o suficiente. Como alguns quebra-cabeças tendem a ser extremamente abstratos, com um grau de dificuldade acima da média quando comparado com os demais jogos do gênero, as soluções raramente são evidentes, levando o jogador a investir na sua veia criativa. As súbitas mudanças de rumo que podem acontecer ao se aproximar de uma solução é outro fator que contribui para tornar a aventura ainda menos previsível, incentivando a constante busca por um plano B.
No início do primeiro episódio, por exemplo, Wallace é capturado por uma abelha gigante e Gromit se encarrega de resgatá-lo a bordo de um veículo em alta velocidade. Ao conseguir reunir as peças necessárias para ativar a escada instalada no automóvel, uma solução aparentemente eficaz, o veículo perderá o controle e desastrosamente atravessará por um estábulo, danificando parte da escada a ponto de frustrar o salvamento. Mas nem tudo está perdido: com o choque, novos elementos, como uma aflita galinha presa no parabrisa, passam a fazer parte do cenário, modificando a dinâmica do enigma ao trazer novas formas para solucioná-lo.
Graças à parceria com a Aardman Animations, estúdio responsável pelas histórias estreladas pela dupla na TV e nos cinemas, não só os visuais são extremamente competentes, como os enredos abusam da criatividade. Em Fright of the Bumblebees, que abre a série, será preciso auxiliar Wallace a manter o seu pequeno empreendimento de fornecimento de mel. Ao aceitar uma encomenda de quase 190 litros para serem entregues até o final do dia, ele se dá conta de que não possui a quantidade em estoque, recorrendo a uma substância experimental para produzir flores gigantescas visando a acelerar a produção. O que ele não previa era o grave efeito colateral, que resultou na criação de imensas abelhas, levando pânico aos moradores da região e outras tantas adversidades que precisam ser controladas.
No segundo episódio, The Last Resort, há mais situações inusitadas. Após ter frustrados os seus planos de curtir o feriado na praia por causa do clima chuvoso, Wallace constrói no porão de sua casa um ambiente que tenta reproduzir um aprazível hotel à beira-mar. Aberto ao público, o local acaba se tornando um grande sucesso, até que ocorre um sinistro assassinato. Para descobrir o autor, a energética dupla terá que agir como investigadores, colocando em prática a mais recente invenção de Wallace: o Deduct-o-Matic.
Os dois últimos episódios, que serão lançados nos próximos meses, também prometem. Em Muzzled!, a cidade acolhe um novo morador que promove uma ação em prol da restauração de um abrigo para cães, mas as suas intenções acabam se revelando bem menos nobres. Fechando a obra, The Bogey Man leva os protagonistas a frequentarem um sofisticado clube, mas uma competição ameaça destruir a adorável rotina dos moradores da região, servindo como um ótimo pretexto para colocá-los em inúmeras confusões.
Mesmo para quem não acompanha as animações que originaram a série, Wallace & Gromit’s Grand Adventures tem todos os elementos para cativar os fãs das aventuras gráficas, trazendo enigmas inteligentes e um senso de humor capaz de agradar a todas as idades. Suportando as plataformas Windows e Xbox 360, outras informações, assim como uma versão gratuita de demonstração e as soluções completas para os que estiverem enfrentando dificuldades para resolver algum enigma, podem ser obtidos no site oficial.